segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Ginástica facial: estique, puxe e rejuvenesça!


Exercitar os músculos do rosto (15 minutos por dia) é a forma mais natural e econômica de combater rugas e flacidez. Aprenda a fazer careta para conquistar um visual cada vez mais jovem.


Sorrir é o segredo da beleza interior e exterior

Sorriso congelado, olhos arregalados, pescoço esticado. Cada uma dessas expressões corresponde a um exercício de ginástica facial, método que tonifica o rosto, da mesma maneira que a atividade física fortalece o corpo. "Com a técnica, a musculatura da face recebe mais oxigênio e os músculos aumentam de volume, definindo melhor os contornos".
Quando começar a se exercitar? Em qualquer idade, mas quanto mais cedo, melhor - os músculos jovens respondem mais rápido". Basta reservar 15 minutos por dia para a ginástica facial: a estimulação precisa ser constante. "A partir do primeiro mês de prática é possível notar o levantamento das linhas dos lábios, das bochechas e dos olhos, e uma fisionomia mais saudável", garante a expert.
Adeus, rugas de expressão!

Engana-se quem pensa que a ginástica facial reforça ainda mais as rugas ou acelera o envelhecimento. "Os exercícios ritmados fortalecem a musculatura e ajudam a relaxá-la, desfazendo os vincos de expressão". Embora a técnica seja excelente para rejuvenescer e até manter os resultados obtidos em procedimentos estéticos (como cirurgia de lifting facial, peeling e preenchimento), há problemas que ela não consegue resolver, como, por exemplo, eliminar o excesso de pele nas pálpebras.

 Antes da ginástica: A pele tem de estar hidratada. Lave o rosto com sabonete neutro e aplique um hidratante. Uma ou duas vezes por mês, vale investir no tratamento completo: esfoliação, tonificação e hidratação.
Depois da ginástica: O mais importante é relaxar. Ao finalizar a série de exercícios, tome um banho de água fria ou aplique no rosto um algodão embebido em tônico refrescante ou adstringente, que ajudam a melhorar o tônus da pele.
Caras e bocas

Esta sequência fácil, rejuvenesce qualquer pele. De frente para o espelho, faça dez repetições para cada exercício. Ao final dos movimentos, volte devagar, contando até cinco. Vamos lá!

1. Olhos
Feche os olhos apertando bem as pálpebras, por cinco segundos. Tome cuidado para não franzir a testa. Relaxe e repita.

2. Rosto
Coloque a ponta da língua no céu da boca e apoie as mãos fechadas embaixo do queixo. Tente abrir a boca ao mesmo tempo em que impede com as mãos. Segure a posição por cinco segundos sem pressionar os dentes.

3. Pescoço
Abra um sorriso largo e eleve um pouco o pescoço, puxando a musculatura para cima. Você vai sentir o pescoço repuxar quando esticar bem os cantos da boca. Aguarde cinco segundos e volte em seguida.

4. Testa
Arregale os olhos, levantando bem as sobrancelhas, como se tivesse levado um susto. Mantenha a expressão por cinco segundos e volte devagar.

5. Boca
Sorria largamente, mostrando os dentes, com os lábios entreabertos. Segure esse sorriso paralisado durante cinco segundos e volte.


Reportagem: Rosane Queiroz